Mito ou verdade. Rafael Carioca só toca para trás e para o lado?

Por: Rodrigo Campos

Carioca só toca para trás e para o lado? Mito? Verdade?

Foto: Bruno Cantini / Atlético

Após todos os jogos, postamos as estatística de passes de cada jogador e a % de passes certos. Uma coisa que se percebe nos comentários de nossos tweets é o incômodo de torcedores com a estatística “fria” de passes do Carioca.

Fato é que Rafael Carioca possui uma média muito boa de passes certos por jogo. Devido a sua caractéristica de jogo, atua muito com a posse de bola e distribui muitos passes, e, de maneira geral, com qualidade. É esse estilo de jogo próprio do jogador que desagrada alguns torcedores, reclamando que o jogador demora muito com a posse de bola, diminui a dinâmica, atrasa a transição rápida do time e, quando passa a bola, é para trás.

O Galo Estatísticas resolveu então trazer os números do jogador para tentar mostrar a “direção” dos passes do Carioca e tentar fazer os números agregarem as opiniões sobre o jogador.

O que dizem os números?

Com o Footstats Premium, temos acesso às interações entre os jogadores durante cada partida. É possível saber de qual jogador saiu o passe e qual jogador recebeu cada passe. Vamos utilizar esses números para nossa análise, que apesar de não mostrar exatamente a direção do passe, é a referência mais próxima que temos.

No Campeonato Brasileiro, Rafael Carioca tem uma média de 94,2% de passes certos por jogo (Veja aqui). Ele distribuiu 487 passes certos para 33 jogadores diferentes do elenco atleticano, o principal deles foi Fábio Santos, que recebeu 62 passes.

Dos 33 jogadores que receberam os 487 passes, temos:

  • 2 Goleiros: 8 passes – 1,64%
  • 7 Zagueiros: 98 passes – 20,12%
  • 5 Laterais: 99 passes – 20,33%
  • 5 Volantes: 98 passes  – 20,12%
  • 10 Meias: 103 passes – 21,15%
  • 4 Atacantes: 81 passes – 16,63%

Seguem abaixo todos os jogadores e números de passes recebidos:

Resumindo, Rafael Carioca distribui 62% de passes para jogadores que estão teoricamente atrás ou ao lado do setor onde ele atua, ou seja, para os goleiros, laterais, zagueiros e volantes. Os outros 38% dos passes foram distribuídos para jogadores que estão teoricamente em um setor do campo a frente dele.

Existe uma margem de erro considerável para essa análise, uma vez que não temos como ter certeza da real direção do passe, mesmo o jogador sendo de um setor a frente ou atrás dos volantes.

O que os números disseram? É Mito ou verdade?

Considerando que Rafael Carioca é um volante, e que muitas vezes é o primeiro jogador a receber a bola dos zagueiros e laterais e iniciar as jogadas, não podemos considerar 62% um número alto de passes para jogadores de setores ao lado e atrás do setor onde o jogador atua. Portanto, consideramos mais mito que verdade.

É importante ressaltar que existem outros fatores que devem finalizar a opinião dos torcedores sobre o Carioca. Apesar dos números, deve se levar em conta as tomadas de decisão do jogador ao desenvolver uma jogada, ou seja, quais passes ele deixou de dar para uma transição rápida ou quais passes ele deixou de dar devido a um risco de erro, por exemplo. Algumas críticas nesse sentido ao estilo de jogo do Carioca são relevantes.

Utilize a corneta (ou não) com moderação!

Os números que trouxemos não representam nenhuma verdade absoluta, mas podem ser utilizados em conjunto aos outros fatores para formar suas opiniões. Não repitam comentários de outros torcedores, FORMEM SUA PRÓPRIA OPINIÃO.


Rafael Carioca: Estatísticas completas da Temporada 2017


Compartilhe!

7 Comments

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *