Números ou “bola na casinha”?

“Futebol é número”. “O que importa é bola na casinha”.

É frequente ler e escutar esses tipos de afirmações nas redes sociais e nas conversas do dia a dia. O futebol vem mudando e ao mesmo tempo evoluem também as ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas na sua análise. Hoje temos disponíveis informações e estatísticas de quase todas as ações de um jogador em campo.

O site Footstats é um exemplo de ferramenta de acesso aos números e estatísticas de uma jogo, campeonato, equipe ou jogador específico. De uma partida, são coletados eventos como: passes, lançamentos, cruzamentos, dribles, desarmes, faltas, finalizações, gols, cartões, entre outros. Além de coletar, o site fornece esses números para o público em geral.

Com todos esses dados disponíveis, é possível fazer uma análise mais ampla, identificando fatores que as vezes são imperceptíveis no momento em que alguém assiste um jogo. Os números podem ajudar os treinadores a reconhecer erros nas suas equipes e esquemas táticos, podem ajudar a reconhecer quais funções um jogador está desempenhando melhor ou pior, para, se possível, aprimorar o fundamento. Enfim, são inúmeras as possibilidades de interpretação das estatísticas e números.

Vamos transformar as afirmações iniciais em perguntas:

“Futebol é número ou o que importa é bola na casinha”?

Nem um, nem o outro.

Todos os números e estatísticas devem ser interpretados e devem estar presentes na análise da comissão técnica da equipe. Os números e a tecnologia de coleta só vieram para ajudar a entender e analisar o futebol em outros pontos de vistas. Eles podem ser a chave para que a “bola entre na casinha”.

Hoje a maioria dos torcedores também entende assim. Em pesquisa feita na nosso perfil no Twitter, perguntando ao torcedor o que a análise do futebol através de números representa, verificamos que 70% dos participantes acreditam que números são importantes se interpretados corretamente.

IMG_20170630_105656.jpg

Como interpretar esses números? Bom, tentamos fazer isso aqui no Blog, interligando os números aos resultados, esquemas táticos e desempenhos nos jogos do Galo. Vamos tentar interpretar essas estatísticas e tentar fazer o torcedor observar os jogos com uma outra visão, para agregar nas opiniões sobre o nosso Galo.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *