G4? G6? Não cair? Veja as contas que o torcedor do Galo deve fazer até o final do ano!

Em qual parte da tabela vamos brigar no Campeonato Brasileiro? Vamos fazer as contas!

Por: Rodrigo Campos

Foto por: Bruno Cantini / Atlético





Êê Galo! Foi grande a esperança depositada pelo torcedor nessa temporada no Campeonato Brasileiro. Após todas as decepções até aqui na temporada, o torcedor atleticano vive a triste incerteza de como será o desempenho da equipe até o fim do campeonato.

Atualmente, após a 17ª rodada,  o Galo está na 10ª posição e a 18 pontos do líder Corinthians, o que nos leva a considerar a possibilidade de título quase impossível. Outros objetivos, como estar no G6 ou até no G4, ainda são um sonho possível, porém o que assusta é a possibilidade da briga contra o rebaixamento.

O que resta ao torcedor do Galo é acreditar. Então vamos fazer as contas para saber qual o desempenho que o time deve ter até o final do campeonato para cada uma das possibilidades.

Consideramos como referências os últimos 7 anos do Campeonato Brasileiro. Vamos apresentar os quadros comparativos e no final um resumo para cada objetivo.

Briga contra o rebaixamento

Muito se fala sobre a pontuação necessária para estar 100% livre da chance de ser rebaixado. É difundido que 45 pontos é o necessário para se garantir na primeira divisão, já que, apenas em uma única oportunidade, um time precisou de 46 pontos para escapar da segundona.

Fizemos a média dos últimos 7 times que ocuparam a primeira posição fora do Z4 e definimos que o objetivo do Galo será de alcançar 45 pontos, apesar da média ser de 44 pontos. Veja as médias de desempenho em 38 jogos desses times para escapar do rebaixamento:

  • Vitórias: 11
  • Empates: 11
  • Derrotas: 16
  • Pontos: 44
  • Aproveitamento: 38,6%

Veja abaixo o quadro comparativo, com a situação atual do Galo, qual o desempenho necessário para atingir a média dos últimos anos e como ficará a pontuação final.

Briga para entrar no G6

De acordo com a média dos últimos 7 times que ocuparam a primeira posição no G6, o Galo precisa atingir 59 pontos para entrar no grupo que classifica para a libertadores. Veja as médias de desempenho em 38 jogos desses times para entrar no G6:

  • Vitórias: 16
  • Empates: 11
  • Derrotas: 11
  • Pontos: 59
  • Aproveitamento: 51,75%

Veja abaixo o quadro comparativo:

Briga para entrar no G4

De acordo com a média dos últimos 7 times que ocuparam a primeira posição no G4, o Galo precisa atingir 64 pontos para entrar no grupo que classifica diretamente para a libertadores. Veja as médias de desempenho em 38 jogos desses times para entrar no G4:

  • Vitórias: 18
  • Empates: 10
  • Derrotas: 10
  • Pontos: 64
  • Aproveitamento: 56,14%

Veja abaixo o quadro comparativo:




Resumo para os objetivos

Após a análise dos quadros comparativos, veja o resumo de como deve ser o desempenho do Galo nos próximos 21 jogos do Campeonato Brasileiro para atingir a mesma média dos últimos 7 anos.

1) Para escapar do rebaixamento:

Nos próximos 21 jogos, o Galo deve fazer 22 pontos. Para tentar igualar últimos times que escaparam do rebaixamento, são necessárias 5 vitórias e 7 empates, podendo perder mais 9 partidas. Em casa, o Galo deve ganhar 5 e empatar 5 dos próximos 10 jogos. Já fora de casa, o Galo não precisa ganhar mais jogos, apenas empatar mais 2 jogos e pode perder até 9 jogos.

2) Para entrar no G6:

Nos próximos 21 jogos, o Galo deve fazer 36 pontos. Considerando a média das últimas equipes que ficaram na 6ª colocação, são necessárias 11 vitórias e 3 empates, podendo perder até 7 partidas. Jogando em casa, deve ganhar as 10 partidas restantes que, mesmo assim, ainda não iguala a média. O Galo deve compensar esse desempenho fora de casa, com mais 1 vitória e 3 empates.

3) Para entrar no G4:

Nos próximos 21 jogos, o Galo deve fazer 41 pontos. Para chegar a 64 pontos, o Galo deve ganhar 12 partidas e empatar 5 vezes, podendo perder até 4 jogos. Em casa, precisa ganhar todos os jogos, para ficar com 66,7 % de aproveitamento. A média dos últimos anos é de 70,2 %, portanto deverá compensar fora de casa, com 2 vitórias e 5 empates nos próximos jogos.

Quadro resumo, desempenho necessário nos próximos 21 jogos:

Sobre o desempenho jogando em casa

Como sabemos, o Galo vem sofrendo com resultados ruins dentro de casa. Note que mesmo vencendo todos os jogos em casa, não é possível alcançar a média de aproveitamento, tanto na briga pelo G6, quanto na briga pelo G4. Portanto, o Galo deverá vencer todos os jogos e compensar jogando fora de casa. Se continuarmos tropeçando dentro de casa, a saída será vencer fora de casa e continuar igualando a possibilidade de um aproveitamento geral que permita brigar por esses objetivos.

Vamos atualizando os cálculos a cada 5 rodadas, para mantermos sempre o torcedor atleticano bem informado!

Alguma dúvida? Deixe um comentário.

3 Comments

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *